quinta-feira, 21 de junho de 2012

Visão Geral do Capítulo Luciano de Assis

História

Sobrinho Luciano de Assis

Luciano Alves de Assis, nascido em 1975 e filho do querido tio maçom José Alves (ex-venerável mestre da G.´. B.´. L.´. S.´. Saber e Fraternidade), era um garoto muito ativo, inteligente e educado. Durante uma confraternização familiar durante o Dia dos Pais em 1982 morreu acidentalmente afogado. Em homenagem a este jovem que certamente seria um DeMolay porem não teve oportunidade devido a esse infeliz e trágico acidente, seu nome foi escolhido para batizar o capítulo DeMolay de Ariquemes, sendo denominado hoje Capítulo Luciano de Assis no 118

A fundação

O capítulo começou como iniciativa da loja maçônica Saber e Fraternidade durante o mandato do tio Mauro Pedro. De inicio todos os membros se reuniam na casa do venerável ao mesmo tempo que foram iniciados no capítulo Jorge Teixeira de Porto Velho no dia 28 de março (data de fundação do capítulo) e durante um ano ali frequentaram, indo quase todo final de semana para aprender e praticar os costumes DeMolays. São 9 os membros fundadores: Alessandro Ferreira Redondo, Danilo Salgado Júnior, Edson Antonio Sápiras, Fernando Ferreira Redondo, Ivan Carlos de Oliveira, Marcio Roberto Luchenbach, Marco Antonio Motta Ramos, Sandro Eduardo de Assis Gomes e William Torres de Carvalho.

Instalação

No dia 23 de março de 1991 houve a instalação oficial do capítulo, com os irmãos Edson Antonio Sápiras como Mestre Conselheiro, Ivan Carlos de Oliveira como 1º Conselheiro, William Torres de Carvalho como 2º Conselheiro, Marcelo Luis Villas Boas como Tesoureiro e Marcio Roberto Luchenbach como Escrivão. Juntos instalaram a 1ª gestão do capítulo e iniciaram a história da Ordem DeMolay em Ariquemes

Mudança de supremo – 2004/2005

O processo de desfiliação do SCODB e migração para o SCODRFB começou em 2004, na 25a G.A., sendo concluída a transição em 16 de janeiro de 2005.

Cronologia


1975 - Nasce Luciano de Assis
1982 - Morre Luciano de Assis, aos 7 anos.
1987 - 31 de março - Chegada da Ordem DeMolay em Rondônia
1990 - 28 de março – Fundação do Luciano de Assis
1991 - 23 de março – instalação do Luciano de Assis
1991 - Outubro – fundação do Capítulo Quintino Bocaiúva
1993 - 12 de outubro – I Dê Alegria a uma criança, no bairro multirão
1994 - 30 de abril – Aprovação do primeiro regimento interno do Luciano de Assis
1995 - III Congresso da jurisdição RO/AC em Ariquemes
1996 - Criação do título Frank Sherman Land pelo Ato 001
2001 - Comemoração dos 10 anos do Luciano de Assis
2006 - Realização do II CONDERO em Ariquemes
2007 - I e II corujões DeMolay
2007 - Participação no projeto Meninos do Rio
2008 - Realização do VIII Soberana Assembléia DeMolay em Ariquemes
2010 - Campanha para doação de medula ossêa
2011 - Comemoração dos 20 anos do Luciano de Assis


Lista de MCs por gestão

1a,2a,3a - Edson Antonio Sápiras; 4a - Alessandro Ferreira Redondo; 5a, 6a - Rogério Freire Lopes; 7a - Fernando Ferreira Redondo; 8a - Paulo Vieira Costa Filho; 9a - Indio Emanuel de Lima Bezerra; 10a - Breno Waren Caron; 11a - Anderson Cleyton Marquies de Oliveira; 12a - Clebson Ribeiro Braga; 13a - Wiltemberg dos Santos Lima; 14a - Daniel Melo de Oliveira; 15a, 16a - Marcus Vinícius dos Santos Oliveira; 17a - Evaldo Egert; 18a - Peterson Freitas Inácio; 19a - Wiltemberg dos Santos Lima; 20a - Isaías Vieira dos Santos Júnior; 21a - Michel Eugênio Madella; 22a - Valber Lucena Cardoso; 23a - Genário de Oliveira Júnior; 24a - Fernando Mayer do Nascimento; 25a, 26a - Juliano da Silva; 27a - Hederson Medeiros; 28a - Carlos Emanuel; 29a - Luis Claudio; 30a - Adham Boni; 31a - Rafael Coimbra; 32a - Vítor Hugo Custódio; 33a - Rogério Fernandes; 34a - Ranieri Almeida; 35a - Yago Daltiba; 36a - Rogério Fernandes; 37a - Vitor Hugo Carneiro; 38a, 39a - Diego Fernando Brustolon; 40a - Danilo Lessa Bernardineli; 41a - Eric de Abreu Ortiz; 42a - Gabhriel Pires

Ações do Luciano de Assis

Visão Geral


Lazer

Um dos pontos mais fortes do capítulo. Ao longo da história é bem comum encontrar citações sobre torneios de futebol, acampamentos, confraternizações e corujões nas atas de reunião.

Fraternidade

Estima-se que foram iniciados mais de 500 jovens no capítulo Luciano de Assis ao longo de sua história, entre eles diversos juízes, médicos, advogados, empresários e líderes.

Dê Alegria a uma criança

O “Dê Alegria a uma criança” surgiu como um projeto filantrópico no ano de 1993, durante a gestão do irmão Rogério Freire Lopes. Idealizada como uma campanha para arrecadar fundos e doações para crianças de bairros pobres, é tradicionalmente realizada todo ano no dia das crianças. Notável também são as festas realizadas na Degraus com a ajuda do tio Nairo Cezár com fins de arrecadação de fundos para o “Dê Alegria”. A primeira realização foi ainda em 1993, quando centenas de crianças do Setor 10 se beneficiaram com brincadeiras, doações de brinquedos, comida e principalmente alegria.

CONDERO


1995

O primeiro congresso realizado em Ariquemes, para a jurisdição Rondônia e Acre, foi notável por quebrar o recorde de presença de membros na época, com mais de 150 irmãos DeMolays se fazendo presentes, não incluindo o enorme número de maçons presentes (Chegou a ser cogitada a presença do governador de Rondônia na época, Valdir Raupp). Foi nesse congresso que foi discutido pela primeira vez a realização de olímpiadas DeMolay, apesar de não ter sido realizado. Considerado exemplar na organização e excelente na qualidade, houve diversas palestras, incluindo sobre o até então desconhecido DeMolay Card.

2006

Após 11 anos sem sediar um congresso e aproveitando-se dos 15 anos de funcionamento do capítulo, é feito um projeto do que viria a ser o segundo congresso estadual realizado em Ariquemes. Usando como justificativa o aniversário, a localização central de Ariquemes, a organização do capítulo, apoio irrestrito das lojas maçônicas da cidade e o grande destaque dos membros do Luciano de Assis, foi aprovado o sedimento do CONDERO aqui. Podemos destacar a realização do Demolim (Olímpiadas DeMolay) no AABB, realização de diversas palestras sobre a Ordem DeMolay e a enorme presença de todos os capítulos, fazendo deste CONDERO um sucesso completo. O projeto teve  como idealizadores e coordenadores os irmãos/tios Wiltemberg Lima e Ricardo Sousa Rodrigues, com o Mestre Conselheiro Carlos Emanuel Aires Henrique aprovando oficialmente e tendo apoio direto do Mestre Conselheiro Adham Reiner Pessoa Boni, Secretário do Congresso Estadual  Luis Claúdio Hidalgo Macedo e das lojas maçônicas G.´. B.´. L.´. S.´. Saber e Fraternidade e A.´. R.´. L.´. S.´. Vigilantes da Ordem. O II CONDERO foi realizado entre 14 e 16 de julho de 2006.

Outras realizações


Fundação do Capítulo Quintino Bocaiúva

Em outubro de 1991, poucos meses após a instalação, o Capitulo fez seu primeiro grande feito: Instalar um capítulo DeMolay na cidade de Cacoal. Os irmãos cacoalenses entraram na Ordem na primeira iniciação capitular e pegaram alguns meses de experiência em Ariquemes.

Fundação do Filhos da Estrela

Assim como nossos membros fundadores frequentaram o capítulo Jorge Teixeira durante um ano para fundar o Luciano de Assis, os irmãos do Filhos da Estrela iniciaram e frequentaram nosso capítulo em 1998 para que em 1998, fundassem a Ordem DeMolay em Jaru. Podemos destacar os membros fundadores Washington Nilton Medeiros Moreira, Enrico Lorenz de Oliveira da Silva, Rogério Galizzi de Oliveira, Marco Nilton Medeiros Moreira, Daniel Augusto da Silva, Rafael Gontijo de Oliveira, Alan Sérgio Nicoletti e Murilo Vitor Panniago que se fizeram presentes constantemente em Ariquemes para que fosse possível essa realização.

VIII Soberana Assembleia DeMolay

Em outubro de 2008, durante a gestão do irmão Yago Daltiba, foi organizada a VIII Soberana Assembléia DeMolay na loja maçônica Saber e Fraternidade, com fins de discutir assuntos administrativos estaduais. O evento durou 02 dias e foi a última SAD a ocorrer. Mais de 100 DeMolays de todo estado estiveram presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário